JUNTE-SE A NÓS
12 Novembro 2020
Guia prático como construir uma intranet em 90 dias
Por Ruben Ferreira Duarte
← voltar
partilhar
Guia prático como construir uma intranet em 90 dias
Nunca como hoje, a relação ágil das equipas e todas as ferramentas que potenciam isso, como é o caso de uma intranet, tiveram tanta relevância nas dinâmicas do dia-a-dia das organizações. É inegável que as equipas enfrentam desafios muito significativos no que diz respeito à reinvenção das suas mecânicas colaborativas. Afinal, isto ganha ainda maior relevância, quando analisamos muitos dos novos conceitos que têm entrado no vocabulário das equipas nos últimos tempos. Temas como o teletrabalho, a agilidade de processos, ou a multiculturalidade, são tudo tópicos que não podem estar afastados do quotidiano de uma equipa, seja em que área de atividade de negócio for.
Por outro lado, as ferramentas, a par de todas estas transformações, têm tido também evoluções incríveis. São hoje muitas as aplicações à disposição de qualquer equipa. Por conseguinte, esta pluralidade cria um desafio adicional de se tentar perceber quais e em que momentos, pode cada uma destas ferramentas, melhorar as dinâmicas internas.
As intranets, são mais uma, porventura das mais relevantes, das várias ferramentas que as organizações têm à sua disposição, para a construção de dinâmicas de trabalho ágeis e adaptadas às necessidades (muitas) do mercado atual cada vez mais global.
Guia prático
Contudo, pensar, desenhar e desenvolver uma intranet, não é nem de perto nem de longe uma tarefa fácil. Pela sua especificidade enquanto produto e abrangência funcional, uma plataforma destinada aos colaboradores de qualquer organização, é um projeto que carece de uma abordagem estruturada.
Constituindo-se como mais um contributo para este tema, o “Guia prático como construir uma intranet em 90 dias” está estruturado em 4 fases diferentes. Cada uma destas fases é consubstanciada em 19 etapas que procuram ao longo de todos estes momentos, dotar as equipas de ferramentas práticas. Porventura, a abordagem descrita neste guia, não será a única possível, aliás, não o será com certeza. Apesar disso, este guia representa sim uma sequência de momentos, pensados do princípio ao fim, tendo em vista o envolvimento sincero dos colaboradores neste processo de experimentação e construção.
Todo o conteúdo do guia é disponibilizado de forma absolutamente gratuita. É apenas lançado o desafio de quando aplicado nas organizações, toda a experiência e aprendizagens sejam partilhadas através do email info(at)dxd.pt. Só com os contributos da comunidade, é possível melhorar a abordagem deste guia, para que ele possa ir ao encontro das expetativas das equipas.
Por mais que se gostasse que assim não fosse, o “erro” é sem sombra de dúvidas, uma das maiores aprendizagens para uma equipa. É bom errar. Aprender e a seguir fazer diferente. Este guia, é o resultado de uma soma incontável de erros, mas também uma partilha sincera de todas as suas aprendizagens.
-------------------------
-------------------------
-------------------------
Descubra como ser membro ou subscritor desta comunidade aqui para poder beneficiar do nosso Community Network.
Fotografia © Steve Johnson
Artigo de Ruben Ferreira Duarte - Subscriber da Empower Brands Community
UX Lead Designer, Formador Flag, Editor DXD
Notícias relacionadas
12 Novembro 2020
Guia prático como construir uma intranet em 90 dias
No Dia Mundial da Usabilidade mostramos-lhe como pode construir uma intranet em 90
dias.
Community Network
11 Nov 2020
Um por todos e todos por si
Lançámos a nossa primeira grande campanha multimeios, que pretende evidenciar o nosso propósito enquanto causa social e económica.
My Community
Março 2021
Curso Branding Estratégico adiado para 2021
Saiba mais sobre o novo curso que decorrerá na Universidade NOVA SBE de Carcavelos.
My Community
PESQUISAR POR CATEGORIA
Ao juntar-se a nós, tem a oportunidade de apoiar as iniciativas que sustentam a nossa comunidade. Torne-se membro ou Subscritor e receba benefícios conforme o seu nível de adesão, como networking e partilha de conhecimento, descontos vários, acesso exclusivo a eventos, informação, papers e muito mais.
Para saber mais sobre nós consulte a zona membros ou agende uma sessão com a nossa equipa de advisory.
Subscritor a título Individual. Os benefícios são pessoais e intransmissíveis.
Pagamento único de prestação anual.
Subscritor empresarial. Benefícios para a equipa de marketing e comunicação da sua empresa.
Pagamento único de prestação anual.
Fale Connosco
Comunidade
Membros
Membros
Copyright © 2020 The Empower Brands House. Todos os direitos reservados.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a personalizar conteúdo, adequar e medir anúncios e proporcionar uma melhor experiência. Ao clicar em OK, concorda com isto, conforme descrito na nossa Política de Cookies.
OK