Insights

EM DESTAQUE


Insights


Quatro dicas para o sucesso das organizações

24 Março 2021

Quatro dicas para o sucesso das organizações

O poder da empatia

Image

←  voltar

partilhar

A empatia ainda vai mudar o mundo


Quatro dicas sobre como as Organizações podem contribuir


Há poucas semanas encontrei esta frase: “a empatia ainda vai mudar o mundo”.  Não tinha referência ao autor mas reconheci-lhe uma visão transformadora e muito positiva.


A pandemia trouxe-nos um recolhimento que nos obrigou a pensar e a repensar o que queremos fazer com as nossas vidas, a vida dos que nos rodeiam e a vida das nossas empresas. No fundo, todos queremos ficar bem. Se possível, melhor do que eramos.



Na empatia podemos encontrar várias respostas


Passo a explicar:


A empatia é aquele sentimento que nos coloca no lugar do outro e que, na melhor das hipóteses, arrasta consigo muitos outros sentimentos voltados para o bem-estar. E é sabido o potencial que o bem-estar tem na nossa vida, quer seja em termos pessoais, profissionais e até mesmo como consumidores. As pessoas são mais felizes, não esquecendo que a empatia constrói a nossa felicidade também na felicidade que conseguimos entregar aos outros.


E na soma deste paradigma “empatia” + “felicidade” impõe-se apenas um resultado: amor.


Cresce de tom o discurso que estamos a entrar na era do amor e o amor traz maior confiança - em nós e nos outros. E aqui, novamente, encontramo-nos na empatia, porque é sempre mais fácil conectarmo-nos ao outro quando nutrimos uma relação de confiança. É uma bola de neve que se agiganta e por isso venho defender aqui que a empatia que ainda vai mudar o mundo.


A Comunicação, o Marketing e a Publicidade já trabalham a empatia porque sabem que ela sugere a proximidade e a construção de relacionamentos que permitem às organizações e as marcas prosperar e ganhar valor. E o valor das empresas e das marcas está sempre assente nas pessoas que fazem parte do seu ecossistema.


As organizações têm um grande impacto e responsabilidade social na evolução positiva ou negativa do mundo e, neste sentido, não podiam ficar de fora da construção de uma humanidade mais empática.



Mas como é que as organizações conseguem gerar empatia?


Quatro dicas de como as organizações podem contribuir:


  • Em primeiro lugar, pela liderança. Se um líder se preocupa com os seus colaboradores deve, através do exemplo, promover as relações empáticas com as diversas equipas que por sua vez, também por força de uma cultura que se vai estabelecendo na organização, vão reproduzindo o mesmo tipo de atitude que resulta numa forma de estar mais cooperativa e de partilha.
  • Em segundo lugar, o propósito e os valores. Se uma organização estabelecer um propósito genuinamente voltado para criar um impacto positivo no mundo e se os seus valores estiverem alinhados na mesma perspetiva, então, ao final do dia, estará a acrescentar empatia, pelo simples facto de estar a inspirar algo melhor.
  • Em terceiro lugar, o alinhamento das pessoas. As organizações, no processo de tornarem vivas as suas melhores intenções, necessitam de despertar nos colaboradores o seu propósito e valores e, pelo caminho, vão estar inevitavelmente a contribuir para o crescimento pessoal de cada um. E haverá melhor forma de entregar empatia do que ajudar os outros a serem melhores?
  • Por último, mas não menos importante, temos os produtos. Estes devem ser um veículo da mensagem que a organização quer passar e neste prossuposto os produtos podem ser empáticos na medida em que, por exemplo, são mais amigos do ambiente e exploram essa bandeira juntos dos consumidores.



As organizações podem sim contribuir para mudar as pessoas e, por sua vez, o mundo. Mais empático, claro.


-------------------------


Descubra como ser membro ou subscritor desta comunidade aqui para poder beneficiar do nosso Community Network.


Artigo de Susana Mira - Support Member da Empower Brands Community

Notícias relacionadas

PESQUISAR POR CATEGORIA

Junte-se a nós | Subscreva a newsletter

A Empower Brands Community é a comunidade das marcas em Portugal. Ao juntar-se a nós tem a oportunidade de fazer parte de iniciativas que promovem o conhecimento académico, estimulam o networking e a partilha de melhores práticas, e de acompanhar todas as tendências do mercado

Image
Particular

Se é particular, torne-se membro (gratuito) subscrevendo a newsletter.

Subscreva

Image
Empresas

Se é empresa, contacte-nos para saber qual é o nível de membership que mais se ajusta.

Contacte-nos

A sua privacidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a personalizar conteúdo, adequar e medir anúncios e proporcionar uma melhor experiência. Ao clicar em OK, concorda com isto, conforme descrito na nossa Política de Cookies.

OK